CAMPEONATO INTERMUNICIPAL






Campeonato Baiano Intermunicipal de Futebol Amador




Campeonato Baiano Intermunicipal de Futebol é uma competição realizada na Bahia que com equipes de diversos municípios do estado. Disputada desde 1946, é uma das maiores competiçõesamadoras de futebol do mundo[carece de fontes] e é organizada pela Federação Bahiana de Futebol. No período de 1948 a 1956 e no ano de 1974 o campeonato não foi disputado.
O maior campeão da história do campeonato é o Itabuna, com oito títulos, os quais foram conquistados em sequência, de 1958 a 1965. Enquanto Feira de Santana, a segunda maior cidade do estado, tem o status de tricampeã do torneio, em contrapartida, a capital e maior cidade baiana Salvador não possui seleção para participar do campeonato.
Marcada por fortes rivalidades entre determinadas cidades, a competição ocasionalmente revela bonsjogadores, a exemplo de Edílson "Capetinha" e LiédsonCharles Fabian e Bobô.

As Seleções inscritas no Intermunicipal 2012 serão dividias em grupos regionalizados de quatro equipes, que jogarão entre si, no sistema de ida e volta (mata-mata), classificando-se para a segunda fase as duas melhores colocadas.

Na 2ª fase, o mesmo sistema de disputa será utilizado. Da 3ª à 6ª fase, serão sempre grupos de duas Seleções cada, classificando-se apenas as primeiras colocadas para as fases seguintes até a fase final.
 http://www.fbfweb.org/ckfinder/userfiles/images/13%281%29.jpg
Em 2011, São Francisco do Conde conquistou seu primeiro título (foto) na história do campeonato. A Seleção do Recôncavo baiano derrotou Santaluz na grande decisão.

A líder do ranking de títulos é Itabuna, com oito conquistas, seguido de Cachoeira, com sete, e Ilhéus, Santo Amaro e Conceição do Coité, com quatro cada.

Entre os atletas revelados pelo Campeonato Intermunicipal em sua história, estão grandes nomes do futebol brasileiro e mundial como Edílson Capetinha, Bobô, Liédson, Charles, Neto Berola, Uelliton, Aldair entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário